O Negócio Internacional

Coluna compartilhada por especialistas em comércio exterior e relações internacionais. Tem como objetivo apresentar e debater temas da atualidade em négocios internacionais.

23/10/2019

Estratégias de Prospecção de Mercados Internacionais / Nilo Scandaroli

Muitas empresas brasileiras vislumbram a entrada no mercado internacional. Algumas delas ainda possuem certo receio de iniciar suas operações, porém no quesito desejar tal iniciação, de fato se mostra algo que encanta o empresário.

Por diversos motivos a internacionalização se mostra benéfica. Por mais que existam os desafios a serem superados tanto quanto os investimentos necessários e a constância por algum tempo para que haja fixação, os benefícios em geral são muitos. Estes podem ser explorados em outro artigo.

Uma das partes estratégicas da internacionalização é a prospecção de mercados, e nesse ponto é essencial que haja um planejamento excepcional, já que tal estratégia pode determinar a entrada e estadia de um produto em algum país. É comum que muitas vezes as empresas mirem em mercados onde os hábitos do consumidor são elevados. Naturalmente o pensamento é de que se aquele consumidor estiver obtendo os produtos da empresa, o restante do mundo e, até mesmo o próprio país, irão adquirir também. A afirmação pode-se dizer correta, porém existe algo a ser considerado posteriormente.

Mercados de consumidores exigentes muitas vezes fazem com que as empresas de outros países invistam em diversos quesitos que vão desde certificações, atestado de qualidade diferenciada, comprovação de não impacto ao meio ambiente, e diversos outros. Além de que há uma série de questões a serem trabalhadas no sentido de adaptar a embalagem e até mesmo o produto em alguns casos, respeitando a legislação daquele local.

É certo almejar tais mercados, porém muitas vezes uma empresa que está no início de suas exportações, não possui condições de realizar todos estes trâmites de adaptação, onde ao invés de desistirem de exportar, podem optar pelo acesso a mercados onde as alterações serão bem menores.

Estas duas versões de prospectar mercado consistem em estratégias. Sua estratégia é de desenvolvimento de mercado ou de diversificação de produto? No Livro Marketing Global, os autores Keegan e Green abordam com maestria o tema, onde sua estratégia pode consistir em adentrar em um mercado com um produto específico da maneira como ele é, tanto quanto diversificar o produto para atingir determinados mercados.

Um exemplo da diversificação é o que o McDonald´s realiza ao adentrar em mercados com restrições alimentares ou com consumos peculiares, enquanto a Harley Davidson entra em mercados com o mesmo produto e seus consumidores a compram exatamente pela marca ser daquela maneira.

Independente das estratégias tomadas, como um bom trabalho de labelling remetendo o produto ao seu valor agregado e suas origens; o impacto positivo que a comercialização do mesmo causa em algum lugar do mundo no quesito social; um trabalho adequado de cores levando em consideração as afinidades dos consumidores dos mercados que se está prospectando; um bom entendimento da cultura e da maneira de negociar de cada mercado; a participação presencial em feiras e eventos de maneira a realizar networking, além de conhecer pessoalmente aqueles mercados que se pretende entrar; dentre outros tópicos de grande importância.

Lembre-se que o marketing não é somente um departamento na empresa. E principalmente o internacional. São investimentos que retornam de maneira positiva com a inserção da marca internacionalmente. Portanto, sua empresa deve viver essa cultura internacional considerando todos os colaboradores e até mesmo a alta gestão. Como dito no último artigo, a internacionalização de empresas é uma questão de mentalidade.

Nilo Scandaroli é Profissional das Relações Internacionais com ênfase em Internacionalização de Entidades e Organizações; Fundador do Canal no YouTube "Conversa com Internacionalista" e Sócio-Diretor da Joint Company. Linkedin: linkedin.com/in/niloscandaroli/ - E-mail: [email protected]

As opiniões expressas pelo autor não refletem, necessariamente, a posição do Portal MundoRI.com.




 

+ Artigos Postados

Agenda+

Agenda // Cursos e Eventos

Evento - 2º SP International Business Day

Realização: SP Negócios
Cidade: São Paulo
Data: 21/10/2019
Horário: 08h30 ás 17h00
Local: FECAP Campus Largo do São Francisco - Largo do São Francisco, 19, Sé, São Paulo, SP

PEIEX FECAP apresenta: Produção para Exportação e Lean Manufactoring

Realização: PEIEX FECAP
Cidade: São Paulo
Data: 16/10/2019
Horário: 19h00
Local: Sala 504B | FECAP Liberdade
 

Mais lidas